Armação dos Búzios

UM POUCO DE HISTÓRIA

Desde os anos 1000 d.C. a região era habitada pelos Tupinambás, povos de língua Tupi conhecidos também como Tamoios. Com a chegada do europeu no século XVI, estes povos tiveram relações comerciais com corsários e contrabandistas franceses, vendendo pau-brasil, pimenta e produtos nativos. Em 1555, Nicolas Durand de Villegagnon veio fundar a França Antártica, com o bom 

relacionamento com os Tupinambás os franceses apossaram-se da região de Cabo Frio e da península de Búzios e construíram bases de proteção e estocagem de madeira principalmente o pau-brasil e ocuparam a baia da Guanabara, esta ocupação durou 20 anos, até os portugueses reunirem um exército que, em 1575, derrotou os franceses e massacrou os Tupinambás em uma última batalha conhecida como a "Guerra de Cabo Frio". Em 1617, os portugueses, aliados aos índios Goitacás expulsaram definitivamente os franceses da península e exterminaram os Tupinambás. Proibiram a pesca em todo o litoral, de Campos a Maricá, para que a região não pudesse se sustentar de forma independente. João Fernandes, que hoje dá nome a praia, em 1679 teria sido condenado a morrer no tronco, apenas pelo crime de pescar nas águas de Búzios.

Ataque de Portugueses e Tupiniquins às cabanas Tupinambás - século XVI - Theodor de Bry 

Ataque de Portugueses a Corsário francês - século XVI -  Theodor de Bry 

Em meados do século XVII, a vila foi invadida por franceses e ingleses. Foi base de piratas, ponto de tráfico de pau-brasil e de desembarque de escravos africanos.  Mais tarde, os franceses foram expulsos pelos portugueses após sangrentas disputas que dizimaram significativamente a população indígena. No final do século XVII, ela era uma pequena vila de pescadores com cerca de vinte casas. Com a proibição do tráfico de escravos em águas brasileiras, em 1850, o desembarque clandestino floresceu. José Gonçalves, o maior traficante da região, continuou a fazer fortuna nesse deplorável comércio humano, levando a marinha inglesa a desembarcar fuzileiros navais em Búzios. Após a abolição da escravatura, em 1888, os ex escravos fundaram uma povoação na praia Rasa, onde já existia um poderoso quilombo.

No final do século XIX, Búzios começou a receber imigrantes portugueses que se uniram ao grupo de pescadores locais, ensinando-lhes novas técnicas de pesca. Nesse tempo, foi também criada a armação dos peixes de Búzios que consistia numa estrutura para capturar peixes, ocasionando então o nome do balneário: Armação dos Búzios. Também se caçavam baleias para a extração de seu óleo, que era usado tanto para a iluminação da cidade de Rio de Janeiro quanto para exportação. Os ossos dos animais capturados eram enterrados na praia ao lado da Praia de Armação,   dando origem ao nome de uma das mais famosas praias de Búzios, a Praia dos Ossos. 

Igreja de Santa'Anna - Búzios 

Brigitte Bardot - Búzios - 1964

Findo o auge da industria da pesca da baleia, Búzios passou a ser uma pequena vila de pescadores. Até a metade do século 20, existia poucas casas, a maioria delas ao longo da orla da Praia do Canto, da atual Orla Bardot e Praia da Armação. No verão 1963/1964, a atriz Brigitte Bardot, então no auge de sua fama e carreira, havia vindo ao Brasil, especialmente ao Rio de Janeiro, em visita na companhia de um namorado. Os dias de Brigitte Bardot no Rio de Janeiro estavam sendo muito desconfortáveis para ela, pois não encontrava sossego, sendo muito perseguida por fotógrafos em qualquer lugar onde ela fosse. Cansada da falta de privacidade e impossibilitada de descansar, seu namorado e amigos tiveram a ideia de se refugiar em um local afastado onde não existiria o assédio dos fotógrafos e este local foi Búzios, onde Brigitte Bardot encontrou paz e a bela natureza ao redor, podendo passear e caminhar pelo local, então uma pequena aldeia, onde ninguém a importunava.

Os seus dias em Búzios foram agradáveis e de pleno sossego, naquele local que era então apenas uma vila de pescadores, com poucas casas, em local paradisíaco. Foi desde então que Búzios ganhou fama nacional e internacional. A fama de local paradisíaco continuava a crescer e se propagar, com muitas celebridades e milionários visitando o local a partir dos anos de 1970. Búzios havia se tornado um local da moda. O local continuava a crescer rapidamente, tendo se tornado inclusive alvo de especulação imobiliária, e em 1995, se tornou um município autônomo, emancipando-se de Cabo Frio. Com uma população fixa de aproximadamente 30 mil habitantes, a cidade recebe por ano mais de um milhão e meio de turistas.

A cidade é também marcada por um estilo de arquitetura e construção que caracteriza Búzios, lembrando e fazendo referência ao estilo de casas coloniais e pelo uso de determinados materiais de construção, madeiramento, telhas de barro e outros elementos, dando as construções e arquitetura da cidade uma aparência diferenciada e típica do local.

Seguindo este ideal estético e culturalmente preservacionista, a legislação urbana da cidade também proibe a construção de edifícios altos, e no local pode-se ver predominantemente casas de no máximo 2 andares ou tendo no máximo um terceiro andar como mirante ou mezanino.

Arquitetura Buziana - Pousada Santorinni

ATRAÇÕES

RUA DAS PEDRAS

Rua das Pedras - Búzios

Principal ponto turístico de Búzios depois das praias, a Rua das Pedras atrai uma multidão de turistas. O local é repleto de boas lojas, restaurantes, bares, cafés, agências de turismo e hotéis. É ponto quase obrigatório entre os visitantes. Apesar de a Rua das Pedras ser um trajeto de apenas 600 metros destinado à circulação de pedestres, na prática ela vai muito além desse curto trecho. A rua engloba vários quarteirões ao redor, que seguem o mesmo clima elegante e charmoso. O conjunto desses quarteirões funciona como uma grande área de entretenimento. Um verdadeiro shopping a céu aberto, com gente bonita, boa música e muitas opções para diversão. 

Entre as principais opções de lojas é possível encontrar desde espaços com peças de estilistas e artistas locais até grandes nomes internacionais. Ótimo para compras ou assistir um filme no charmoso Gran Cine Bardot. Os restaurantes vão de hambúrgueres e crepes a elaborados frutos do mar. Para quem gosta da noite, a Rua das Pedras também é ideal, com vários bares e baladas. Distância da Pousada Santorinni 1,8km.

ORLA BARDOT

Estátua de Brigitte Bardot - Orla Bardot  - Búzios 

Calçadão que liga o final da Rua das Pedras ao Cais dos Pescadores, na praia da Armação. É lugar para passear calmamente, apreciando a paisagem de barcos e casarões coloniais ao pôr do sol. Sente-se nos banquinhos e veja a vida passar neste delicioso intervalo em meio à agitada vida de Búzios.   

A orla recebeu esse nome em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, uma apaixonada pela região. Além do nome, ela também foi homenageada com uma estátua a caminho da Rua das Pedras. Assim como Brigitte, o presidente Juscelino Kubitschek também ganhou uma escultura à beira-mar, bem próxima à representação que homenageia os pescadores locais. Distância da Pousada Santorinni 1,2km.

PORTO DA BARRA

Porto da Barra  - Búzios 

Junto ao Cais de Manguinhos, o Porto da Barra é perfeito para um almoço descontraído ou um jantar romântico. Em perfeita sintonia com a natureza, o Porto da Barra oferece vários restaurantes com gastronomia variada em uma área de 14 mil metros de muito verde junto ao mar de Manguinhos. Quando escurece, o clima descontraído do almoço se transforma em puro romantismo. As velas tomam conta das mesas dos restaurantes enquanto os decks e as passarelas de madeira em meio às árvores nativas ganham iluminação especial. O jantar pode ser servido na parte interna ou nos espaços ao ar livre, sob um céu sempre estrelado. Ao lado fica a Colônia de Pescadores de Manguinhos, tradicional mercado de peixe de Búzios. Distância da Pousada Santorinni 4,0km.

PRAIAS

PRAIAS DE BÚZIOS

PRAIAS DE BÚZIOS

DETALHE 1

DETALHE 2

JOÃO FERNANDES

É a praia mais próxima da Pousada Santorinni, apenas 200 metros. A praia tem águas calmas e azuladas com muitos peixinhos, sua areia em algumas partes são rosadas noutras são brancas. Não por acaso é parada obrigatória dos passeios de escuna. A praia é uma das preferidas dos turistas estrangeiros, que lá encontram boa infraestrutura de bares e restaurantes que servem petiscos e pratos à base de lagostas e camarões. Para o lazer existem várias opções como barquinhos a pedal, caiaques, mergulho com snorkel, passeio de barco, banana boat, ski. Praia ideal para crianças. Os quiosques ficam em um platô, mas costumam espalhar mesas e cadeiras na areia. Distância da Pousada Santorinni 0,2km.

JOÃO FERNANDINHO

Pequena, sossegada e charmosa, a praia de águas calmas e cristalinas é acessível pelo canto direito da praia de João Fernandes pelas pedras ou por uma trilha com degraus pelo morro. As atrações ficam por conta dos costões cobertos pela vegetação nativa que a envolvem, procurados para a prática de mergulho de snorkel e de caça submarina. Quiosques rústicos oferecem bebidas geladas e cadeiras, enquanto as frondosas amendoeiras garantem a sombra. Distância da Pousada Santorinni 0,4km.

AZEDINHA e AZEDA

A praia da Azeda, de águas calmas e transparentes, é acessível por uma rua de paralelepípedos e uma escadaria de madeira a partir da praia dos Ossos. Uma alternativa bacana é pegar um acqua-táxi na praia dos Ossos e fazer um rápido e belo passeio na ida ou na volta. No canto direito, um caminho curto e fácil perto das pedras leva à praia da Azedinha - de tão pequenina, pode ser explorada em cerca de 40 passos. Incluídas entre as praias mais bonitas do Brasil - contornadas por paredões rochosos e vegetação abundante -, Azeda e Azedinha tornaram-se Áreas de Proteção Ambiental e todos os quiosques e bares foram retirados da areia. Há apenas barcos improvisados que servem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis. Distância da Pousada Santorinni 0,7km.

OSSOS

Repleta de barquinhos de pesca, orla arborizada e charmosas casas de pescadores reformadas, a praia tem visual de cartão-postal. No lado esquerdo, no alto, fica a igreja de Sant’Ana, com bonita vista; e o Iate Clube de Búzios. Do outro lado sai o caminho que leva à praia Azeda. Perfeita para tirar fotos, passear e levar os pequenos, tem canoas improvisadas na areia que garantem as bebidas geladas. Para quem não quer caminhar até Azeda ou Azedinha, há acqua-táxis que levam até lá e também para outras praias. Distância da Pousada Santorinni 0,8km.

ARMAÇÃO

A praia contorna toda a Rua das Pedras e Orla Bardot e, na maioria dos trechos, não tem areia. É lá que fica o píer, de onde saem os barcos para passeios por praias e ilhas da região. Além dos barquinhos de pesca, o cenário é ornamentado pela Ilha do Caboclo, bem próxima da orla, e por três belas esculturas em bronze que homenageiam os pescadores a atriz francesa Brigitte Bardot e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Os bancos e decks à beira-mar – além dos bares e restaurantes que se espalham pela calçada do outro lado da rua - são perfeitos para curtir o pôr do sol. Distância da Pousada Santorinni 1,0km.

CANTO

Esta praia é bem central ao lado da Rua das Pedras a mais famosa de Búzios, há construções na beira da praia como casas, pousadas, bares e restaurantes. Nas suas águas existem vários barcos aportados e um píer, ali as pessoas embarcam para seus passeios de barco pela região. Mar azul com águas claras e frias. Normalmente nesta praia as pessoas gostam mesmo é de ir a um bar ou a um restaurante da orla e observar a linda vista da praia comendo e bebendo do melhor de Búzios. Distância da Pousada Santorinni 2,0km.

VIRGENS

Deserta e com vegetação nativa, é acessível somente na maré baixa e a pé, por trilha, com trechos íngremes que sai da praia do Canto. Distância da Pousada Santorinni 2,6km.

TARTARUGA

A praia tem águas calmas e, geralmente, as mais quentes da região, uma vez que não recebe as correntes frias da Antártica. Aproveite para mergulhar de máscara e snorkel nos costões no canto direito. Ao longo da extensa faixa de areia, quiosques para todos os gostos espalham mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. A trilha sonora, embalada por MPB, garante o relax. Não vá embora antes do pôr do sol. Distância da Pousada Santorinni 2,9km.

MANGUINHOS

Continuação da praias Rasa e Baia Formosa, Manguinhos tem bons e constantes ventos, abrigando a sede do Búzios Vela Clube. Outras atividades, como kitesurf, também são praticadas por ali. Já a larga faixa de areia incentiva as caminhadas, principalmente ao entardecer, quando o pôr do sol é encantador. É em Manguinhos que fica o Porto da Barra, um complexo gastronômico com restaurantes estrelados, bares, deck, píer e peixarias, além de um belo projeto de iluminação e paisagismo.  Distância da Pousada Santorinni 4,0km.

RASA e BAIA FORMOSA

Preferida dos velejadores e dos adeptos do kitesurf por conta dos ventos que sobram constantemente, tem águas quentes e pouca profundidade, atraindo também famílias com crianças. A praia é uma das mais extensas de Búzios, sendo uma boa pedida para praticar caminhada, corrida e frescobol – de preferência no final do dia, quando o pôr do sol garante show à parte. Casas de veraneio, pousadas e residências acompanham a praia, que abriga uma marina e não oferece infraestrutura de barracas. Distância da Pousada Santorinni 10,0km.

TUCUNS

Praticamente selvagem e pouco movimentada, a praia tem grande extensão e é perfeita para caminhar, correr e jogar frescobol, ondas e mar aberto. O nome é inspirado em um tipo de palmeira típica da região, chamada tucum. O acesso é feito pela praia de Geribá - estrada a partir do canto esquerdo - ou pela estrada Búzios / Cabo Frio. A infraestrutura de bares é pequena – são poucos, espalhados no canto direito. A praia é também o ponto de aterrissagem dos praticantes de voo livre. Abriga um grande resort no centro da praia.  Distância da Pousada Santorinni 7,7km.

GERIBÁ

FERRADURINHA

Extensa, com ondas, águas claras e larga faixa de areias brancas, Geribá é um dos principais points de Búzios, reunindo a turma jovem que lota as pousadas e as casas de veraneio. A praia é ideal para a prática de esportes como surf, bodyboard, futevôlei, windsurf e stand-up paddle, além da paquera! O burburinho se concentra em frente ao Fishbone Café, no canto direito, com bar, restaurante, pizzaria, fish grill e lounge onde a música eletrônica rola solta nos feriados e no verão, especialmente no fim de tarde. Quem está em família encontra no canto esquerdo um mar mais calmo, melhor para mergulhar com as crianças. Ainda no canto esquerdo, há um caminho de fácil acesso que leva à bela praia da Ferradurinha. Distância da Pousada Santorinni 4,9km.

Cercada por montanhas e costões, a praia é uma belíssima enseada de águas calmas – ora verdes, ora azuis - e areias finas e brancas. As barracas simples garantem bebidas, petiscos, cadeiras e guarda-sóis, além de aluguel de caiaque e stand up paddle, ótimas pedidas para explorar a área ao redor. O acesso é por um caminho fácil, a partir do canto esquerdo da praia de Geribá e percorrido em cinco minutos de caminhada. Na alta temporada, pode ser difícil estacionar. Distância da Pousada Santorinni 4,2km.

FERRADURA

A enseada de águas calmas e frias é uma das preferidas das famílias com crianças e dos adeptos dos esportes náuticos. Além da tranquilidade, a praia oferece barracas no canto esquerdo, que oferecem cadeiras e guarda-sóis, além de petiscos e bebidas. A diversão é garantida por conta dos passeios de pedalinho, de caiaque e de stand-up paddle, além das escolinhas de vela, que também alugam equipamentos. Para relaxar, há massagem em meio às pedras. Já o canto direito é mais tranquilo e contornado por mansões à beira-mar. Caminhando nessa direção, chega-se a uma pequena praia após as pedras.  Distância da Pousada Santorinni 2,4km.

FOCA

Próxima à praia do Forno, a praia da Foca tem pequena faixa de areia e muitas rochas, além de beleza e privacidade de sobra. O acesso é por trilha não sinalizada, partindo do estacionamento. Evite ir sozinho ou em dias de pouco movimento. Um bar improvisado oferece bebidas. Distância da Pousada Santorinni 2,3km.

FORNO

A pequena enseada tem areias grossas em tons avermelhados e águas muito claras, perfeitas para a prática do mergulho com snorkel e a pesca, principalmente nos trechos próximos aos costões rochosos, com piscinas naturais. Famílias tomam conta da área nas férias e feriadões. O acesso é por uma estrada a partir do Centro, na Estrada Nova da Usina. Distância da Pousada Santorinni 1,9km.

OLHO DE BOI

Frequentada pelos adeptos do naturismo, a praia selvagem e de areias muito brancas não tem acesso fácil. Para chegar até lá, é preciso subir e descer um morro a partir do canto direito da praia Brava, em percurso de cerca de meia hora. Evite ir sozinho – alguns trechos são entre as pedras e pode haver acidentes. Distância da Pousada Santorinni 1,4km.

BRAVA

Bonita e selvagem, a praia divide-se em 2 trechos: na primeira parte, a esquerda, existem quiosques e restaurantes com linda vista para o mar. Andando sobre as pedras chega-se ao outro lado, mais calmo e menos concorrido. De lá parte uma trilha que leva à praia Olho de Boi, reduto de naturistas. Distância da Pousada Santorinni 1,1km.

Fontes: Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios
               Búzios On Line
               Férias Brasil

Pousada Santorini | Búzios
      +55 (22) 2623.2802
      +55 (22) 99223.7176
pousadasantorini@mar.com.br
pousadasantorini@gmail.com

Rua das Primaveras (antiga Rua  do Torque), 38,    João Fernandes, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Brasil, 28950-000.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019 Pousada Santorini